Início » Dicas para evitar a inadimplência

Dicas para evitar a inadimplência

  • por
aplicativo para condomínio

Quem nunca deixou de pagar o valor do condomínio para priorizar outras contas do mês. É um dos maiores problemas quando se fala em condomínio é a questão da inadimplência. Para que isso não aconteça, essa situação deve ser prevenida.
Além de desequilibrar as contas do prédio, isso também de alguma forma impacta a vida dos condôminos.
Para evitar essa situação, vamos citar algumas maneiras para evitar a inadimplência.

→Envio de boletos com antecedência: Enviar o boleto com uma margem de 10 dias antes do vencimento, para que o morador possa programar o pagamento.
→Conscientização dos efeitos da inadimplência: O condomínio não visa lucro, mas os recursos arrecadados são para manutenção e melhorias nas dependências.
→Analisar reduções de custos: Os gastos devem ser justificados aos moradores. E também fazer alguns cortes para buscar outras alternativas.
→Estipular juros e multas para inadimplências: O Código Civil dá a possibilidade de cobrar uma multa de até 2% sobre o valor da dívida e juros de 1% ao mês. Para evitar essa situação de inadimplência, esses valores de multas e juros devem ser votados e definidos em assembleias ou convenções.
→Oferecer descontos por pagamentos adiantados: O principal motivo é estimular que os condôminos lembrem de pagar a conta, evitando a inadimplência.

Caso adotando essas medidas a inadimplência não for resolvida, o síndico poderá adotar algumas medidas mais drásticas. Sempre que possível, a ocorrência pode ser levada para instâncias judiciais como último recurso. Mas o que é mais recomendado sempre é usar o diálogo.